segunda-feira, junho 20, 2005

224 mil pessoas irrelevantes

Correia de Campos, ministro da Saúde, considera irrelevante que existam 224 mil doentes em lista de espera para uma cirurgia e o que é importante é saber se é possível diminuir o tempo que os doentes aguardam por uma intervenção cirúrgica. Entretanto, Carlos Arroz, do Sindicato Independente dos Médicos mostra-se espantado com estas afirmações: "Não há nenhum ministro da Saúde com bom senso que fique descansado com 220 mil doentes portugueses em lista de espera. Espero que o ministro tenha o bom senso de imprimir mudanças estruturais nos hospitais para que se possa dar conta dos doentes em tempo útil".
É extraordinário que o Ministro faça declarações destas...
Sem dúvida um dia muito turbulento na Saúde.
Depois da divulgação do Relatório Anual, Constantino Sakellarides apresentou a demissão do cargo. Mesmo que haja esta coincidência, Sakellarides fez questão de sublinhar que se trata apenas de uma questão de higiene- está há 5 anos no cargo.
De todo o modo, note-se que esta é a segunda demissão em pouco mais de uma semana no Ministério da Saúde, porque na semana passada, Meliço Silvestre abandonou a presidência da Comissão Nacional da Luta Contra a SIDA, afirmando que não havia as condições para "concluir os projectos definidos" no combate à doença, apontando a "indefinição da tutela" e a provocada "instabilidade política" na Comissão. Nem foi dada luz verde para avançar com o rastreio nacional nem, de acordo com Meliço Silvestre, houve disponibilidade da tutela para reunir.
Mudam-se os tempos...
E as vontades, mudarão?