quinta-feira, agosto 25, 2005

A cereja envenenada

O documentário Dead Wrong: Inside an Intelligence Meltdown, exbido pela CNN, para além de toda a manietação da CIA e de outros actores pela administração Bush relativamente à existência de Armas de Destruição Massiva no Iraque (comentada neste post da Ana Gomes no Causa Nossa), coloca a questão da responsabilidade directa de George Tenet. Se ele sabia que havia discórdia quanto a esse importantíssimo aspecto dentro das agências de inteligência, o que era aniquilado pela propaganda da administração, não podia, simplesmente, ter alinhado com esse mesmo comportamento.
Limitar as suas funções a apresentar factos e não ter qualquer atitude quando os mesmos são distorcidos, é inadmissível. Se a guerra no Iraque podia ter sido evitada e não foi, parte da responsabilidade é de Tenet. Vê-lo, depois, a receber a Presidential Medal of Freedom é apenas a cereja no topo do bolo. Entre o nojento e o surrealista.
A CNN que, tal como a maioria dos órgãos de comunicação social mainstream, transmitiu todo o racional para a invasão do Iraque de forma acrítica, bem pode apresentar agora, à guisa de contrição, estes documentários.