terça-feira, setembro 20, 2005

Carpinteiros por aí: leitores do DN

sobre "O Dom da Palavra":
(...)O conflito que refere, entre a defesa da liberdade de expressão e conviver democraticamente com opiniões que são adversas aos princípios de tolerância e democracia, é particularmente crítico nos dias que correm, como refere. Eu inclino-me para defender acerrimamente o direito de todos nós podermos exprimir as nossas opiniões, por mais contrárias que sejam às minhas, ou mais importante, por mais contrárias que sejam a uma sociedade justa, tolerante e democrática. Desde que não incitem directamente à violência. No caso particular da manifestação do PNR do passado sábado, existe uma questão adicional. Não se trata apenas de um conjunto disperso de pessoas exprimindo a sua opinião sobre um assunto concreto (ou melhor vários, pois eles misturaram homosexualidade com pedofilia). Existe a questão adicional de existir um partido que é inquestionavelmente de cariz fascista, algo que é claramente proibido no artigo 46 da nossa constituição. A aceitação do PNR como entidade legal é algo que é para mim é inadmissível. A proibição do PNR não retira o direito de cada indíviduo exprimir a sua opinião e inclusivamente se manifestarem conjuntamente. Contudo, existir uma organização, que inclusivamente faz campanhas eleitorais, que claramente "perfilha a ideologia fascista" é inconstitucional. (…)Porque defendo a liberdade de expressão mas me oponho às suas opiniões (e sou da opinião que o PNR não deveria legalmente existir), dirigi-me no sábado para fazer um contra-protesto no Parque Eduardo VII. Levava um cartaz citando o referido artigo da constituição. Após 5 minutos fui solicitado, por dois agentes à paisana da PSP, que me afastasse do local, por razões de segurança (a minha). Ambos admitiam claramente que havia um claro risco de violência contra mim. Suprema ironia, que na mesma semana onde os militares foram impedidos de se manifestar (as FA que despoletaram a revolução que conduziu ao fim do fascismo e à garantia da liberdade de expressão e manifestação), que eu tenha sido impedido de defender a constituição face a quem defende o antigo regime.
André Levy