domingo, outubro 09, 2005

Post "meritocrático"



"A competition is fair only if all competitors start on equal conditions. But such a situation does not exist, it's a known fact. And if all were equal, how could one be better than the other? In a competition people finish as they started."
- Paul Valéry

Curiosamente, Ronald Dworkin defende que se as pessoas começarem de um mesmo ponto de partida (digamos que hipotéticamente todos têm a mesma capacidade ou poder de compra) no fim acabaremos sempre por ter uma situação de desigualdade. No entanto esta situação é aceitável, diz Dworkin, porque é fruto das diferentes decisões tomadas, necessidades e preferências de cada um.

Faz sentido, o mercado é apenas responsável pela redistribuição de recursos que se faz e se troca entre os diferentes agentes económicos e não pelo pelo juízo equitativo de quem toma a decisão. Mas eu pergunto-me, se por exemplo déssemos para a mão de um gestor de activos financeiros 20 mil Euros e entregássemos a mesma quantia a um pedreiro, será que ambos partiriam em condições iguais?


PS:: Este post vem na senda de um tema, que tanto a Joana como eu tivémos já oportunidade de "discutir" por diversas vezes. Além do mais, foi tema recente no último "A Revolta dos Pasteis de Nata" transmitido pela RTP2 e que contou com a presença da Joana e do "pós-moderno" Manuel João Vieira.
PSS:: Cláudia, cheers for the Valéry tip.