quinta-feira, novembro 17, 2005

Ilusão óptica


Ontem o ministro da Saúde considerou uma "vergonha nacional" o elevado número de médicos em alguns hospitais. Em entrevista à SIC Notícias, Correia de Campos deu como exemplo os 59 oftalmologistas que trabalham no Hospital dos Capuchos, em Lisboa.
Hoje na TSF, a directora deste serviço nos Capuchos, Dr.ª Lucília Lopes, esclareceu que apenas tem 30 oftalmologistas no hospital. Destes 24 são especialistas e 6 são internos. Para além disso, entre os oftalmologistas que trabalham nos Capuchos, 6 fazem urgência no Hospital de São José. Portanto, na prática, os Capuchos têm 24 oftalmologistas “por dia”.
De facto, há muitos problemas com a Saúde em Portugal. A distribuição dos médicos e algumas das suas práticas têm que ser mudadas. Para garantir a efectiva “colaboração” dos médicos no SNS, primeiro há que reconhecer o número insuficiente destes profissionais e dar resposta à situação. Depois, criar a carreira de profissionais de saúde do SNS em exclusividade e apostar em programas de formação contínua, para terminar com a dependência de financiamentos indirectos.
Não é com declarações destas, colocando os doentes contra os médicos, que o ministro vai lá. Caso para dizer que está com problemas de visão.