terça-feira, novembro 29, 2005

Mau Ambiente em Montreal

O relatório "O Ambiente na Europa – Situação e Perspectivas 2005", da Agência Europeia do Ambiente (EEA), indica que o clima na Europa está a mudar de uma forma sem comparação nos últimos cinco mil anos. A temperatura média na Europa subiu 0.95°C no século passado, um valor 35 por cento superior ao aumento médio global de 0.7°C. Jacqueline McGlade, directora executiva da EEA, diz: "Se não adoptarmos medidas eficazes ao longo de várias décadas, o aquecimento global provocará o desaparecimento dos glaciares a norte e a expansão dos desertos a sul". De destacar também que "Entre 1990 e 2000, mais de 800 mil hectares do território europeu foram edificados (...). Se esta tendência se mantiver, a área urbana europeia duplicará em pouco mais de um século, com um enorme impacte nos recursos naturais".
Portugal apresenta "progressos pouco animadores", relativamente às emissões de gases com efeito de estufa, à expansão da agricultura biológica e à recolha selectiva de resíduos municipais.
Contudo, do outro lado do Atlântico, rejeitam-se novas medidas para combater as alterações climáticas. Harlan Watson, dos EUA, disse mesmo, na conferência a decorrer em Montreal, que “Os Estados Unidos opõem-se a todas essas discussões”. Para Bill Hare, director do programa climático da Greenpeace, “Esta é uma posição realmente irresponsável. Os delegados que participam nesta conferência dizem existir muitas questões na agenda mas há apenas um grande problema e esse é a posição norte-americana”.