sábado, fevereiro 11, 2006

Aguarelas de graça

Alguém me leva até à SNBA para ver a exposição de pintura de Sena da Silva, arquitecto, designer, publicitário do Portugal industrial.Somos recebidos pela viúva Leonor Alvares de Oliveira que organizou esta comemoração do 80º aniversário do marido já falecido.Ao ler o catálogo ilumina-se a dedicação.No texto «A pintura que vim fazendo» o artista , ainda no ano 2000, revela que «a pintura que tenho feito nunca teve direito a notícia».Estremeço:o direito à notícia não dá a certeza a ninguém de ser noticiado naquilo que gostaria de manter intimo e público ao mesmo tempo.
O proprietário de fábricas, o arquitecto e designer de produtos industriais. o dirigente da SNBA com Daciano Costa, pintava artesanalmente pequenas aguarelas que oferecia no seu círculo de amizades, com temas variados e expressivos agora reunidos numa sala com pouca gente.
Deparo-me com um desenho intitulado«O Monte Carlo à hora do almoço».O Monte Carlo era um café-restaurante situado na avenida Fontes Pereira de Melo junto do Saldanha-lado do Monumental desaparecido há anos, aonde se reuniam várias tertúlias ,conforme as horas, os dias da semana e as mesas.Glosando a Joana Vicente Amaral Dias neste blogue , e antecipando-me um pouco, apetece-me desafiar o Nuno Brederode:Vá lá conta!