quarta-feira, fevereiro 08, 2006

«In hoc signo vinces»



Cenários possíveis e futuros (sem a ajuda de um Nostradamus) caso a OPA da Sonae vá para a frente:

a) O Governo Socrático ficará tranquilo porque a PT fica em mãos nacionais.
b) Os Espanhóis, esses cobiçadores do património nacional, não se chateiam muito porque sempre têm o Brasil e a Vivo para o «trade-off» ... do descanso nacional dos nossos governantes.
c) O Brasil, esse sorvedor de «cash-flow» da PT (segundo o clã Azevedo) é há muito persona non grata para uma Sonae já escaldada em territórios de Vera Cruz. Sendo assim, a Vivo pode realmente ficar para os Espanhóis.
d) TMN ou Optimus? Nas telecomunicações uma tem que ir. A AdC-Autoridade da Concorrência nunca aprovará um bolo que vale 63% de quota de mercado. A TMN não só é líder de mercado como é mais lucrativa que uma Optimus (outra sorvedora de «cash-flow» da Sonae). A TMN fica, até pela carga simbólica (foi a primeira operadora móvel nacional). A Optimus será vendida ... quiçá France Telecom? Teremos uma Orange em Portugal a curto ou médio-prazo?
e) Fixo vs Cabo? Com uma dinâmica imparável à vista, as telecomunicações móveis estão a tornar a rede fixa no médio-prazo num «challenger» quase-obsoleto. Por outro lado a Sonae.com anunciou já o ano passado que iria lançar no mercado um pacote "três em um" de internet, voz e televisão (vulgo «triple-play») que iria correr via ADSL (internet banda larga). Resta saber se, com uma OPA frutífera e com o acesso a toda a infra-estrutura de cabo da PT que cobre todo o território nacional, irá optar por manter esta ou vender a TV Cabo.

Enfim ... o que será, será.