domingo, maio 21, 2006

O Euro-festival da ironia





Já há alguns anos que não passava um serão tão animado proporcionado pela transmissão do Euro Festival da Canção. Os ingredientes catalizadores? Junte-se uma dúzia de amigos regados com vinho e acompanhados por tapas e siga-se de fio a pavio a transmissão em directo pela BBC.

As observações do comentador "emeritus" da BBC Terry Wogan, sobre os participantes e os apresentadores são já de si um fartote e uma fórmula garantida para um serão bem divertido. Mas ontem, ao ver as actuações da Estónia com o seu repetido "We are the winners of Eurovision, We are, we are! We are, we are. So, you gotta vote" e dos "ogres" da Filândia (que ironia das ironias, acabaram por ganhar com o belíssimo tema "Hard Rock Hallelujah") ... fiquei completamente atónito.

Dei por mim a pensar que esta "gajada", bem como os milhões de telespectadores que votaram na sua vitória estavam descaradamente a gozar com a "senhora instituição" que é o Festival Europeu da Canção. Afinal eu estava redondamente enganado, nós Europeus é que ainda não nos esquecemos de ser irónicos e démos uma bela lição para "estrangeiro" ver.

Tal como observara Pessoa, é na incapacidade de ironia que encontramos um dos principais traços do provincianismo mental dos povos. Que alívio saber que pelo menos ironia não nos falta!