quinta-feira, junho 01, 2006

Torpe

O Público de hoje tem uma notícia sobre os Centros Educativos, que acolhem menores que cometeram crimes. Ilustra a inércia e o desleixo do país. Quando, em 2001, entrou em vigor a Lei Tutelar Educativa, foi criada uma comissão para acompanhar o Ministério da Justiça na fiscalização dos Centros Educativos. Essa comissão deveria cumprir funções indispensáveis. Contudo, as nomeações para essa entidade ocorreram apenas em 2003 e hoje continua sem tomar posse. Daqui resulta que os referidos Centros estão sem fiscalização há mais de cinco anos. Entretanto, tem ocorrido reformas substanciais. Sem qualquer intervenção da dita comissão.
As áreas dos menores delinquentes e dos menores em risco continua a ser uma bandalheira em Portugal. Os mais vulneráveis da nossa sociedade são continuamente sujeitos ao abandono por parte do Estado. Recentemente, um técnico de uma Casa de Emergência, contava-me como tem crianças a dormir no chão, nos corredores, e menores que, em vez de ficarem albergados “em emergência”, acabam por aí residir durante anos. Muitos com patologias graves e carências profundas. Os apoios continuam a ser limitados ao indispensável. Isto é, desde que as crianças não morram de fome, tudo está bem. Educação, reintegração, acompanhamento, são luxos. Acessórios.
Quando voltar a aparecer uma Vanessa ou um Daniel a boiar no rio, voltarão a fazer um rol de discursos compungidos. Até lá, assobiam para o lado e comemoram o dia.