quinta-feira, junho 19, 2008

Víctor Wengorovius

Víctor Wengorovius faria hoje anos. Por iniciativa de sua filha Marta reuniu-se um vasto grupo de amigos numa roda em pleno Jardim do Príncipe Real.Todos falaram.Por mim concentrei-me na renúncia daquele «Católico Progressista» a qualquer actividade política institucional depois do 25 de Abril, ele que foi um dos grandes activistas anti-regime ditatorial durante mais de vinte anos.Ajudou-me a sair de Portugal há 40 anos, visitou-me várias vezes em Genebra,fez-me conhecer militantes católicos como Manuel Lopes, Cesário Borga, José Dias,encheu o meu exílio de esperança com sinais de futuro.Nunca o vi desanimado.Nunca o vi dissimular, induzir em erro, colocar os fins ao serviço dos meios, intrigar entre pessoas. O porquê dessa renúncia a cargos, ou a manter-se um «influente» na sociedade portuguesa continua a ser um mistério. De certa maneira o Víctor Wengorovius não era deste mundo.