segunda-feira, março 31, 2008

Mau exemplo

Durante a passada campanha eleitoral em Espanha percebeu-se que a Igreja Católica em Portugal era politicamente mais isenta do que a hierarquia do país vizinho.Porém, em vez de aprofundar essa diferença que a honrava ,veio agora a público o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa,o bispo Carlos Azevedo,criticar o primeiro-ministro por deficiência de «vigilância coordenadora» de actos de ministros e do PS que feririam os católicos, apelando no fundo a que José Sócrates meta na ordem os que possam ter, no governo e no PS, uma visão mais laica das relações entre o Estado e a Igreja.Como antigo deputado-um dos raros por sinal- que questionou o anterior governo na AR sobre algumas passagens menos claras da actual Concordata, não posso deixar de lamentar essa táctica divisionista ...de alguns bispos.

domingo, março 30, 2008

Goldman Saques

O Público de hoje, sempre no interesse do público, diz-nos que António Borges (quando ainda era banqueiro na City) sentiu na pele e no bolso a retaliação política do Governo Socrático. Tudo porque este decidiu "renegociar" os contratos que tinha com o seu patrão, o banco Goldman Sachs.

Há aqui um princípio de ética Aristotélica engraçado: Para António Borges o Governo é mau porque falha na governação do país , mas para fazer negócios é sempre bom. Ok pronto!

Tardes mais longas

No último domingo de Outubro expressei aqui o desejo de chegar o mais rápido possível ao de Março para voltar a ver as tardes crescerem.O «Janeiro fora, uma hora» da sabedoria popular sabe-me a pouco.E quando a natureza não basta o Homem deve dar um jeito.

sábado, março 29, 2008

Estádios europeus

É o título da minha colaboração de hoje no CM.Sobre estes monumentos históricos do nosso tempo e o facto de os estádios terem já outras funções sociais em países tão avançados como a Inglaterra e a Alemanha.Escrevo estas linhas ao mesmo tempo que vejo o Cristiano Ronaldo marcar mais um golo.Como disse Scolari quando lhe perguntaram se estava surpreendido com a lesão do jogador do Manchester que o impediu de estar na equipa de Portugal nesta 4 feira:«surpresa só se ele não jogar este sábado na liga inglesa!».Ao cuidado de Carlos Queiroz...

Gene Canhoto

Excelente o artigo de Joana Amaral Dias no semanário gratuito Sexta sobre o caso do video que ocupa os poderes constituídos.Gene Canhoto é outra coisa.
Numa perspectiva mais pedagógica, e tendo a escola como centro das preocupações, ler também o qualificado post de Ana Maria Bettencourt filho de muito estudo e experiência.

quinta-feira, março 27, 2008

Direitos de autor

Não sei se o célebre video da Escola Carolina Michaelis tem autor conhecido e se as televisões têm pago os respectivos direitos.Ou estaremos perante uma espécie pacífica de pirataria audio-visual consentida?

quarta-feira, março 26, 2008

Previsões e avaliações

Foi um tanto ou quanto confrangedora a falta de pertinência das previsões ao intervalo dos comentadores desportivos da RTP sobre as substituições e a mudança de táctica na equipa portuguesa.Prevejo muitas críticas a Scolari no fim do jogo com a Grécia...

Para que servem os estádios

A cimeira franco-britânica que se realiza hoje e amanhã em Londres com a presença de Sarkosy e Gordon Brown tem lugar nas instalações polivalentes do estádio do Arsenal.Mas não queremos aprender nada com esses países do terceiro mundo...Aqui cedemos os pavilhões efémeros pagos pelos contribuintes aos casinos...E todos continuam a auto-estimar a EXPO98 e a criticar o EURO2004...

"Soixante-huitard"



Ora aqui está uma interessante lista de slogans políticos utilizados pelos estudantes, sindicalistas e companhia durante os "Maios de 68".

* Il est interdit d'interdire.
(It is forbidden to forbid.)

* Soyez réaliste, demandez l'impossible.
(Be realistic, demand the impossible.)

* Ne travaillez jamais.
(Never work.)

* Le patron a besoin de toi, tu n'as pas besoin de lui.
(The boss needs you. You don't need him.)

* Vous finirez tous par crever du confort.
(You will all finish up by dying from comfort.)

[Continuar a ler aqui.]

terça-feira, março 25, 2008

Terminou a «crise orçamental»

José Sócrates declarou que a «crise orçamental» terminou.Fez bem.Desde a última cimeira da UE que se sabe que as prioridades financeiras internacionais são outras e que o famigerado Pacto de Estabilidade está no modo flexível.Ademais os Estados que se esforçaram por interiorizar as «regras» concretas e precisas terão uma maior margem de manobra.Almunia será menos loquaz em véspera de orçamentos. Chegou o período político das escolhas.

Ambientes que levam ao erro

Estes são os dias do projecto sobre os piercing, da elaboração de medidas para responsabilizar os noivos pela taxação das bodas...Como explicar este ambiente favorável ao exagero e à falta de senso?

segunda-feira, março 24, 2008

24 de Março-Dia do Estudante

Hoje é aliás o dia em que os estudantes, no já distante ano de 1962, separaram a Universidade portuguesa do regime salazarista, agruparam-se contra a arbitrária proibição do Dia do estudante, e iniciaram um vigoroso movimento de protesto que nem as inúmeras prisões políticas nem as expulsões administrativas das escolas puseram termo.Salazar terá previsto, segundo Franco Nogueira, que, caso não houvesse firmeza do regime , dentro de 10 anos os protagonistas da greve estariam sentados em S.Bento. Na verdade levou um pouco mais de tempo.Na altura revolução não rimava com sucesso.Isso foi mais tarde e mais efémero.Depois chegaram «os filhos do 25 de Abril».Um abraço especial para o Eurico Figueiredo que foi um enorme dirigente da crise e que faz anos neste dia.

Desenterrar todas as verdades

Excelente o artigo de Nuno Brederode Santos no Diário de Notícias de ontem.Fora o Victor Mature -et pour cause- a doutrina sobre o passado de fascistas, anti-fascistas e acomodatícios parece-me escorreita e muito bem explicada.Agora que há novos heróis perseguidos pela PIDE, rapazes que se tornaram anti-salazaristas por causa da nudez ocultada da Jane Birkin, a ressurreição dos temores de entre 1974-1975, um pensamento cuidado sobre os que lutaram honradamente contra a ditadura impõe-se.NBS fá-lo com a inteligência, a delicadeza e o estilo que se lhe reconhece.

domingo, março 23, 2008

Via Crucis e Via Lucis

É o título do meu artigo no Correio da Manhã.Sobre as dificuldades que a redenção da humanidade defronta.Gostava de dedicar este post à Joana Lopes como homenagem ao seu testemunho permanente.

sábado, março 22, 2008

A Vitória de Setúbal

O Vitória de Setúbal acaba de ganhar a primeira Taça da Liga.Ainda o ano passado era um clube derrotado, com os jogadores com salários em atraso, e uma direcção ao sabor do vento.Esta época dotou-se de uma direcção bairrista e séria, e de um treinador capaz de formar uma equipa com pouco dinheiro e ainda menos prosápia: Carlos Carvalhal, apoiado como todos os outros num verdadeiro adjunto, Carlos Cardoso.E a cidade de Setúbal que andava tão divorciada do Bonfim voltou e hoje esteve em grande no estádio do Algarve.Setúbal voltou não só ao mapa do futebol como ao do orgulho das coisas bem feitas e com sucesso.Gostei de ver a festa pela televisão.

Sobre o reconhecimento do Kosovo

É o tema do meu BP de hoje no Correio da Manhã.Nem com alguns, nem depois de outros.Critérios precisam-se.O silêncio não basta.

Que fazer com o Sábado de Aleluia?

O Sábado de Aleluia é um dia difícil para a liturgia católica que escolheu o domingo como «o dia do Senhor».

sexta-feira, março 21, 2008

Cristo na cruz

Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste?

quinta-feira, março 20, 2008

Mais um para a cooperativa?

A equipa de futebol do Benfica foi entregue pela SAD a uma federação de antigos e actuais jogadores.Como se a situação já não estivesse suficiente confusa vejo na RTP Simão Sabrosa a declarar que gostaria um dia de regressar à Luz.Para o banco de treinadores?

O tratamento dos políticos

Claro que a condenação de Daniel Oliveira, por ter chamado palhaço rico a Alberto João Jardim ,é preocupante.Mas mais preocupante é a fronteira oscilante que se está a estabelecer entre o que é liberdade de expressão e o que é crime de injúria e de difamação.Quantas figuras públicas já não foram chamadas de tudo e mais alguma coisa com total impunidade.Ah, não se queixaram? Ora aí está uma diferença.Mas não me parece que seja a única.

quarta-feira, março 19, 2008

A Europa de que gosto

Informa o nosso Embaixador em Paris, António Monteiro, que nas últimas eleições municipais em França foram eleitos cerca de mil autarcas de nacionalidade portuguesa, segunda geração incluída.Estariam recenceados uns 70.000 lusos .Desde o Tratado de Amesterdão(1997), se não estou em erro, que os cidadãos europeus podem votar e serem eleitos nas eleições locais dos países de residência.Daí a confluência em França de tantos candidatos de origem portuguesa.Uma comunidade participante na vida política do país de acolhimento: uma bela novidade social e cultural.Gosto desta Europa.

A crise da direita

Primeiro foi Freitas do Amaral, depois José Miguel Júdice e Maria José Nogueira Pinto.Agora chegou a vez de Proença de Carvalho prestar vassalagem a José Sócrates. E ainda se admiram que a direita esteja em crise...

terça-feira, março 18, 2008

Cinco anos de guerra de usura

Os EUA começaram por responder bem aos ataques terroristas de que foram vítimas no seu próprio território em 2001 .A operação no Afeganistão ainda pode correr mal mas decorreu ao abrigo da legalidade internacional. Mas depois a invasão do Iraque deitou tudo a perder.Os americanos deixaram-se prender na guerra de usura que os seus adversários pretendiam.Não se esvai em sangue mas sim em fazenda e prestígio.A crise financeira veio por acréscimo.Note-se que a guerra no Iraque, extremamente onerosa, está a ser financiada por empréstimos e não tanto pelos impostos federais.Trabalhos ciclópicos para os sucessores de Bush.

A Fenprof e o ME: a mediação é uma forma de negociação.

Fenprof e Ministério da Educação andam há muito num braço de ferro público que ambos têm interesse em desarmar à primeira oportunidade.Não percebo pois porque se recusa a figura da mediação que relance a negociação sem ninguém perder a face.Temos a disponibilidade de João Lobo Antunes para o efeito, temos a proposta de António Vitorino da avaliação experimental, temos a sugestão de Daniel Sampaio para que o presidente do Conselho Nacional de Educação, o ex-ministro da área Júlio Pedrosa, estenda as suas funções institucionais até à apresentação de um parecer que sirva para terminar com o impasse. Haverá certamente outros mediadores que merecem a confiança das partes.A mediação é uma forma de negociação.Às vezes a melhor.

segunda-feira, março 17, 2008

Alberto João Jardim: Um filho do 25 de Abril

Trato por filhos do 25 de Abril aqueles protagonistas políticos do regime democrático que não combateram a ditadura, ou por não terem idade , ou por não terem vocação.Resultaram assim do caldo de cultura posterior aquela data concentrando o seu talento no domínio das técnicas da carreira e da progressão.Alberto João Jardim acrescentou o talento de durar.Qualquer outro que tivesse durado 30 anos no poder teria sido igual ou pior.Por isso, para os gregos, liberdade significava mudar atempadamente de governantes.Nem que tivessem de recorrer à figura não-infamante do ostracismo...

Um povo rápido

Os franceses acabam de avisar Sarkosy que não foi para isto que o elegeram há um ano...

domingo, março 16, 2008

O PSD Perde Setas e O Olho da Rua

São os títulos dos B P deste fim de semana.Cresce a rua e ninguém encontra o PSD .Mas Cavaco Silva obriga por sistema o governo a repensar pelo menos duas vezes tudo o que são grandes obras: novo aeroporto, travessias do Tejo, zona ribeirinha.Quanto às pessoas, elas têm que se defender sózinhas...Por isso se manifestam.

Verdades

"A verdade é que a maior parte das pessoas foge de tentações que nem se dão ao trabalho de tentá-las."

-- Millôr Fernandes --


Qualquer hedonista, pecador ou libertino diria o mesmo.

Grandes manifestações e acções de rua

Uma coisa são as manifestações de rua organizadas com alguma antecedência.Só favorecem a qualidade da democracia.Outra é a mobilização de surpresa para a proximidade de sedes partidárias.É óbvio que mais dia menos dia a técnica dessas acções de rua a protestar contra outras actividades políticas acabará em confrontos físicos.Quem os procura e com que fins?

sábado, março 15, 2008

Microfones abertos

Acabo de ler no blogue de Adelino Maltez, um intelectual e professor universitário que muito prezo e de quem me considero amigo, que alguém me terá ouvido dizer uma frase lá reproduzida e na qual não me reconheço de todo no tom.E, sim, conheço alguns anarquistas de direita, entre os quais, por dificuldade em o definir, posso ter incluído o Adelino Maltez.Mas não para o reduzir antes para o tentar explicar.E também guardo uma grande recordação da nossa ida às Universidades do Rio, S.Paulo, e Campinas.

quinta-feira, março 13, 2008

"Mais monograma, menos comida"



Uma estória engraçada que ilustra bem a democratização do luxo para as massas (tendência apelidada de "Masstige") e de como a pirâmide de Maslow nos dias de hoje parece começar do topo para a base:

"In September 2005, following the worst natural disaster in American history, the Federal Emergency Management Agency (FEMA) began distributing $2,000 debit cards to Hurricane Katrina’s neediest victims. The cards carried a note saying they were not to be used for alcohol, tobacco, or firearms. But the cards said nothing about $800 monogrammed handbags. 'We’ve seen three of the cards,' an employee of a Louis Vuitton store near Atlanta, Georgia, told the New York Daily News soon after the cards were issued."

Continue a ler em:
"The delicate balancing act of luxury for the masses".


[Fica a sugestão de leitura de Ul-isses, um novo blog na blogosfera lusa]

As quotas leiteiras

Quando encabecei a lista do PS nos Açores para a AR em 1995 deparei-me com um problema central na campanha eleitoral: a questão das quotas leiteiras que limitava a produção dos lavradores na UE.As estimativas da tecnocracia apontavam para as montanhas de produtos lácteos que se estariam a criar para o futuro sem consumo assegurado.Era preciso lutar então contra a corrente dos estudos e dos números para defender a capacidade leiteira açoriana.Em 1999 e 2002 repetiu-se a história.
Ora o mercado mundial do consumo de produtos lácteos alargou-se entretanto de tal maneira que os preços estão a subir fortemente há dois anos e a oferta não acompanha.Hoje Bruxelas levantou a limitação das quotas.Afinal nos Açores estávamos à frente do tempo, não atrás...

O resultado das directas

O culto da personalidade ganhou novo fôlego com o culto da imagem em vigor.Alguns partidos com tradições colegiais têm vindo a ceder ao método das eleições directas para escolher o«líder».A ilusão de que as «directas» eram um antídoto contra os «aparelhos» fez o resto.Daniel Oliveira analisa bem os efeitos dessa deriva para o poder pessoal.

quarta-feira, março 12, 2008

A auto-gestão não resultou

O Benfica foi eliminado e fez uma triste exibição.Não me lembro de uma fase tão negativa para as minhas cores.Tudo é confusão.Só gostava que pessoas como Rui Águas, Rui Costa ou Nuno Gomes não fossem queimadas nesta fogueira.Algumas referências serão necessárias para reconstruir uma equipa.

O jogo da época

Se a «federação de jogadores» do SLB ganhar hoje a eliminatória ao Getafe o próximo treinador pode aparecer só no fim da época...

terça-feira, março 11, 2008

Avaliação e Mediação

No penúltimo programa Prós e Contras moderado por Fátima Campos Ferreira, o Prof Lobo Antunes, mandatário nacional das candidaturas de Jorge Sampaio e de Cavaco Silva, ofereceu-se em público para mediar o conflito entre o governo e os professores.Voltou agora a mostrar a sua disponibilidade para o efeito.Ninguém o ouve? Podia ajudar. Como Francisco Van Zeller no caso do novo aeroporto.Bem sei que se pode criar a figura híbrida do mediador presidencial mas a situação não está fácil.

segunda-feira, março 10, 2008

Dois anos de Presidente

Cavaco Silva comemorou dois anos na presidência da República quando estava no Brasil a louvar o tropical ramo dos Braganças.Ou muito me engano ou foram os seus melhores dois anos ...

O segundo mandato de Zapatero

Já está.Zapatero ganhou o direito a continuar como primeiro-ministro de Espanha.Afinal os demónios não se soltaram.
No discurso de vitória Zapatero sublinhou com antecedência que o seu segundo mandato será marcado pelo diálogo e pela concertação.Candeia que vai à frente...

Daniel Sampaio farto de Salazar

Daniel Sampaio deu-se conta e escreve um excelente artigo sobre o neo-salazarismo em marcha.É na revista Pública.

domingo, março 09, 2008

Antes e depois da manifestação

É claro que a manifestação dos professores marca um antes e um depois na vida política..Os meus bilhetes no CM abordam este tema.As coisas vão-se precipitar para vários lados. A Ministra perdeu o tempo do anúncio de medidas gestoras das reformas, ou seja perdeu o essencial do métier do governante.Deixem-me porém apontar um efeito perverso que a manifestação pode ter dentro do PSD onde finalmente a liderança começa a ser apetitosa: o Filipe Menezes também tem os dias contados.

Luis Filipe Menezes peca por excesso ou por defeito?

O Líder do PSD anda ao passo do mandato presidencial.Não se pode precipitar.Por isso a manifestação dos professores é para o PSD relativamente prematura.O ideal seria manter o governo do PS em descendo suave e sem dor aparente. Daí que a analogia entre a manifestação do Terreiro de Paço e os incidentes na ponte 25 de Abril nos tempos do governo de Cavaco Silva peca.Só não se sabe ainda se peca por defeito, se peca por excesso...

sexta-feira, março 07, 2008

Preciosidades na rádio

Ouço rádio de manhã.Hoje estava a escutar o forum TSF quando uma professora informa que a fala do Velho do Restelo foi suprimida dos programas.«A fala do Velho do Restelo, tão característica do espírito crítico do século XVI», acrescenta a professora.Ora aqui está alguém que merece nota alta...Mas quem a dará, caso desapareça o espírito crítico?

quinta-feira, março 06, 2008

Festejos na comunicação social

A moda pegou.Qualquer data serve para comemorar.O cinquentenário da RTP, os vinte anos da TSF, os dezoito do jornal Público.Tudo muito festivo, todos muito épicos e contentes.Ainda dizem que não há auto-estima.A imprensa é o espelho da nação?

quarta-feira, março 05, 2008

Manifestações e comícios

Acho que o PS fez mal em responder com um comício às manifestações de rua dos professores.Veremos.

terça-feira, março 04, 2008

Que guerras para a América Latina?

A tensão armada nas fronteiras da antiga grande Colômbia envolvendo Bogotá, Quito, e Caracas, veio chamar a atenção para um continente praticamente isento de guerras clássicas entre Estados.Não falo de guerrilhas, uma especialidade local talvez com maior vocação «estatal» do que se pensa nas academias.Mas haverá consequências caso se passe de um nível para outro.Está refeito o referendo na Venezuela?

O primeiro dos novos partidos

A situação política do país está tão tensa,e sem qualquer alternativa à vista, que a tentação de criar novos movimentos é grande, mesmo que não haja dinamismo social que os sustente.Rui Marques que descobriu o caminho marítimo para Timor lançou o movimento Esperança Portugal,algumas semanas depois de se ter demitido de Alto Comissário para as Migrações.Não creio que possa ir longe mas anuncia o desejo de muitos.

segunda-feira, março 03, 2008

Condescendências

O jovem deputado do PSD Pedro Duarte estreou as críticas desta corrente de opinião ao até aqui intocável Cavaco Silva, acusando este de «insustentável condescendência» para com o governo no domínio da educação.Logo veio o líder parlamentar Santana Lopes recordar quem tem autoridade, entre a nação do PPD-PSD, para falar com o PR sobre boa e má moeda, mostrando-se condescendente nos conselhos a Cavaco Silva.Bizâncio.

domingo, março 02, 2008

Agitações

Os bilhetes postais deste sábado e domingo no CM versaram sobre os tempos agitados no governo.

A Mãe de todas as deixas

"Senhor Primeiro-Ministro: Obras públicas, que futuro?"
- Alberto Martins, líder parlamentar do PS, debate quinzenal AR

"Finalmente uma pergunta que interessa aos portugueses."
- José Sócrates, Primeiro-Ministro

Genial!!

Prova de (nova?) vida

A manifestação de ontem de milhares de comunistas que desfilaram em Lisboa, e mostraram o cartão junto do Tribunal Constitucional, deve dar que pensar aos responsáveis por esse ressurgimento do PCP nas condições internacionais mais adversas.É um fenómeno endógeno nacional feito de resistência e de proximidade aos problemas das populações.À atenção distraída do PS...e do Bloco de Esquerda.

sábado, março 01, 2008

Aproveitar o dia 29 de Fevereiro

Ontem dei-me conta da importância do dia 29 de Fevereiro, dia que sempre tomei como uma snobeira de astrónomos lunáticos.Pois este ano serviu-me para dizer que sim a duas palestras e recusar uma terceira.Às vezes um dia a mais dá jeito...