quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Co-lapso

Os presidentes dos Conselhos Executivos das Escolas que haviam sido chamados a revelar qual a sua “posição relativamente aos docentes que não entregaram os objectivos individuais” foram hoje contactados por um responsável da Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra, que lhes disse que a pergunta foi feita “por lapso” e os dispensou de responder.
“Que relevância tem a posição da Comissão Executiva em relação aos que não entregaram os objectivos individuais? Infelizmente, só posso interpretar a pergunta como uma manobra intimidatória, como forma de levar os presidentes dos conselhos executivos a agirem – não com o propósito que devia ter qualquer avaliação, a de melhorar o desempenho dos avaliados – mas sim por medo de serem prejudicados”, reagiu ontem Isabel Le Guê.
Pois é, houve lapso. Mas lapso de democracia. Sócrates continua a tentar vigiar e controlar a opinião pública e anda de lapso em lapso impunemente. Envia a PSP aos sindicatos antes das manifestações de professores, identifica os que falam para as televisões, castiga os que comentam informalmente o primeiro-ministro, cruza bases de dados da administração pública, instaura processos a sindicalistas, tenta cadastrar grevistas, torna-se chefe máximo das polícias. Com lapsos assim, que governo precisa de malhar?