quinta-feira, junho 04, 2009

Dia dos Açores em Toronto

O dia dos Açores foi celebrado este ano em Toronto por iniciativa dos orgãos de governo próprio da RAA. Fui convidado como forma de reconhecimento pelos cerca de dez anos em que fui deputado à Assembleia da República por aquele círculo eleitoral, período durante o qual se inaugurou o ciclo da autonomia cooperativa com a República que tão bons resultados trouxe a todas as partes enquanto durou.O que esta celebração do Dia dos Açores significou para a comunidade emigrante ficou bem patente na adesão às iniciativas culturais e políticas levadas a efeito a 30 e 31 de Maio com a colaboração da Casa dos Açores de Ontário. Só o sinal transmitido às autoridades do Canadá quanto à importância que deste lado do Atlântico se dá à nossa comunidade justificaria por si a iniciativa.Uma comunidade melhor inserida na vida local do que há uma dezena de anos.
Adenda:
A propósito deste reconhecimento recordo a parte final da minha carta datada de 14 de Novembro de 2004 e que entreguei naquela data a Carlos César :
Meu Caro Carlos César,
(...)
Quem como eu foi testemunha da tua estratégia autónoma, desenhada no já distante ano de 1993, sabe que a manutenção do PS no governo dos Açores não se deve ao acaso.
(...)com o Partido Socialista na oposição quer a nível nacional, quer a nível regional, pude aperceber-me, antes de muitos espíritos , das tuas reais capacidades políticas. E foi para mim um privilégio participar nesse projecto que levou o P.S. ao governo.Sem a iniciativa do teu convite para encabeçar a lista do PS no círculo eleitoral dos Açores à Assembleia da República, tal não teria sido possível. Ainda hoje recordo com emoção as campanhas eleitorais de 1995,1996, 1999 e 2000 em que o PS/Açores passou de 1 para 3 deputados à AR, e da oposição de 20 anos para o governo da RAA.
Conseguiu-se nesse período consolidar o PS e o progresso continuado dos Açores graças à tua capacidade de governar. Entretanto a autonomia deu alguns passos legais em frente com as revisões constitucionais de 1997 e de 2004, e com a aprovação da Lei de Finanças das Regiões Autónomas. Posso ostentar dignamente os meus três mandatos como deputado à AR.
Porém tudo tem o seu tempo, meu caro Carlos César, e sinto que pouco mais posso fazer pelos Açores como deputado depois das eventuais aprovações de uma nova lei eleitoral para a A.L.A e do estatuto político-administrativo.
Acresce que o PS/A, sob a tua liderança, está em velocidade de cruzeiro no governo, e tem bons quadros, filiados ou não, graças à capacidade de atracção dos talentos da sociedade açoriana, pelo que a minha retirada institucional,no fim desta IX Legislatura, nenhum problema te colocará.
Creio ser este o melhor momento para de tar conta deste meu firme propósito de não me voltar a candidatar a deputado pelo círculo eleitoral dos Açores. O PS/A acaba de averbar uma avantajada vitória que lhe permite encarar com optimismo os próximos anos, e há tempo suficiente para se conceber uma lista ganhadora na próxima eleição para a AR.
Este meu propósito de não me candidatar é válido quer as eleições legislativas tenham lugar na data prevista quer sejam antecipadas.
E obviamente estarei dísponível para fazer campanha ao teu lado.
Com a expressão da maior amizade e camaradagem

José Medeiros Ferreira

Como se sabe acabou por haver eleições antecipadas em Fevereiro de 2005, mas até essas estavam previstas na carta.Considero a história dos meus mandatos como deputado pelos Açores como uma história positiva e com happy end...